Pages

Sou como poetizou Cecília Meireles " a esquerda de quem entra, um coração pulsante no mundo". Tenho teorias, questionamentos, mas prefiro ficar momentaneamente com o princípio da fascinação. Estou em busca de um significado plausível do que é a vida.

sábado, 8 de maio de 2010

Há verossimilhança na verdade ?


Um fato. É basicamente isso que consolida um dos pilares da verdade. Em segundo plano vem a realidade que subdivide-se em fidelidade e sinceridade. Completa o tripé da verdade o que se intitula como "fiel aos padrões", nesse caso aos padrões pré estabelecidos socialmente. Para Friedrich Wilhelm Nietzsche, um importantíssimo filósofo alemão do século XIX, a verdade baseia-se em um ponto de vista não podendo assim ser absoluta em si mesma. Cada um possui a sua verdade baseada em preceitos e conceitos que são constituidos de forma individual e particular ao longo da vida, ou seja, a verdade é um resultado lógico determinado por meio de preceitos. Já a certeza constitui-se como algo absoluto em si mesmo, a partir do momento em que para assim ser chamada baseia-se em provas ou em evidências que não possibilitam juízo de valor e nem de questionamento. Por isso se torna uma redundância dizer que uma pessoa possui "certeza absoluta" já que para ser certeza necessariamente tem que ser absoluta não abrindo espaço para questionamentos. Na filosofia a certeza constitui-se como um dos critérios da verdade. Porém na ciência, essa noção de certeza absoluta é abalada, a partir do ponto em que sempre existe um grau de incerteza permeada nas observações e mediações científicas. Essa concepção vai de acordo com Nietzsche, que disse que a verdade se consolida por meio de pontos de vista.

Semelhança a algo. Esse basicamente é o conceito de verossimilhança. É aquilo que se assemelha a realidade, logo a verdade. Mais do que isso vem a ser um nível de convencimento elevado a possibilidade, entretanto inferior à probabilidade. Uma possibilidade constitui-se como algo que pode acontecer. A partir do momento em que a ação foi efetivada em termos práticos, ela deixa de ser possibilidade e passa a ser fato, se este foi comprovado. Se assim ocorrer se torna uma certeza, logo uma verdade. A verossimilhança nunca pode constituir-se como uma verdade. Ela pode sim evoluir para que se transforme em uma certeza, verdade. Da mesma forma que a verdade não pode ser verossímel. Esses conceitos se apresentam de forma complexa e distante, porém ao mesmo tempo muito próximas de si mesmas. Assim como toda ciência, a verdade, a certeza, a verossimilhança e a possiblidade não se apresentam como conceitos fechados, livres de interpretações. Prova disso, deve-se ao fato de que quando uma ação criminosa acontece relacionam-se esses mesmos conceitos. Até que ponto uma determinada pessoa acusada de praticar um crime constitui-se como uma possibilidade ou uma certeza? Até que ponto isso se consolida como uma verdade ou uma verossimilhança? Conceitos não existem na realidade. No mundo real tudo muda de figura e nele a verdade não é criada mas sim desvendada.

4 comentários:

Lucas Naylor disse...

Ah, eu imaginei que algum de nós ia ter a coragem necessária pra fazer um ensaio sobre verossimilhança/verdade depois daquela fadítidica aula de Teoria, hahaha

Uma questão complicada, muito complicada.
Eu procuro a verdade dos fatos, mas geralmente eu só tenho acesso à verdade das minhas próprias opiniões. Isso é, ainda, muito conflitante para mim.
Sempre me pergunto o quanto de "Verdade" tem naquilo que eu penso ser verdade..
A dúvida, às vezes, é de matar.

Ah, maneiro o que cê fez no blog, tá super fófis!
(super fófis?? mas que porr...)

Unknown disse...

é verdade, isso que vc disse....
Se eu termionasse meu comentarioassim ficaria mto tosco né? xD

A verdade absoluta está escondida, minha cara.
o que nós vemos é apenas a Deusa mentira, escondida entre os homens, dificultando as suas buscas.

Beijao!

Stephany F. Bizzo disse...

É Luquinhas falar sobre verdade é algo bem complicado, mas tentei ser o mais impessoal possível. Caro Pedro, infelizmente a verdade se tornou submissa da mentira.
Obrigada por lerem.
Beijos.

Unknown disse...

A verdade é absoluta, porque a verdade é Jesus, e Ele é absoluto, ea é inerente aos atributos de Deus. Que por sua vez a mentira é uma sombra que busca a se fixar na vida do homem, influenciada por Satanás, este sendo o pai da mentira. A verdade inspirada pelas filosofias será sempre uma verdade relativa, ou seja, ela poderá ser uma tremenda mentira disfarçada de uma verdade.

Postar um comentário

Powered By Blogger