Pages

Sou como poetizou Cecília Meireles " a esquerda de quem entra, um coração pulsante no mundo". Tenho teorias, questionamentos, mas prefiro ficar momentaneamente com o princípio da fascinação. Estou em busca de um significado plausível do que é a vida.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

from: Planeta Terra, Brasil to: Rio de Janeiro, RJ


" A Natureza é inexorável,e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis." MAHATMA GANDHI
"Isso é o que na verdade os homens mais buscam na Terra: é somente a ferrugem que dá à moeda o seu valor". -Tales
" Nós fomos avisados. O fim foi antecipado. Rio de Janeiro se encontra na manhã do dia 06 de Abril submerso.

O que parecia um dia normal entrou para a história do Rio como a pior tragédia dos últimos 44 anos. Tempestades intermináveis, desabamentos, mortes, alagamentos; essa foi a cena que figurou no Rio de Janeiro por quase uma semana. A cidade literalmente parou diante de tamanha catástrofe humana. A natureza se impôs perante aos homens que em nenhum momento se preocuparam com ela. Pessoas estarrecidas olhavam aquelas cenas como se estivessem diante de um filme de terror, a diferença é que era real, estavam sentindo tudo aquilo na pele. Não abririam os olhos e descobririam que aquilo tudo não havia passado de um filme, era real. Muitas nem poderiam acordar e perceber isso, porque nem sequer puderam dormir; e outras jamais acordariam , pois entraram em sono profundo. Casas, estabelecimentos e vidas foram reduzidas a pó em segundos. Anos e anos de trabalho suado desmoronaram como casinhas de areia perante uma onda alheia que assola uma praia. Talvez essa seja a melhor metáfora para esse enredo. Sonhos foram enterrados sob toneladas de lixo, como no Morro do Bumba.
Eis que diante de tamanho caos surgem pessoas que dão um pouco a quem não tem nada. " enquanto há vida, há esperança". É a luta contra o tempo dos bombeiros que tentam exaustivamente encontrar resquício de vida imerso em meio de escombros e lama. Pessoas clamam desesperadamente por ajuda. Diante desse quadro todos se tornam heróis e culpados.
O que os homens procuram? Porque se espantar com tamanha devastação natural? Porque se espantar diante de aproximadamente 182 mortos e em média 40 mil desalojados? Quem planta, colhe. O que resta a fazer no momento é rezar para aqueles que ainda possuem alguma fé, e para os que já perderam todas, só resta esperar. Porém, amanhã é um novo dia, e esperar só vai fazer com que a devastação humana se aproxime cada vez mais rápido e nem um pouco sorrateira.

(Vídeo Not Alone - Linkin Park)

5 comentários:

Unknown disse...

"Muitas nem poderiam acordar e perceber isso, porque nem sequer puderam dormir; e outras jamais acordariam , pois entraram em sono profundo."
Simplesmente me envolvi no texto através de imagens e coisas do genero. Quando chegou essa parte tudo ficou branco e eu senti um aperto aqui.
Frase Realmente fantásticca.

O Video tem uma ilustração ótima também; não conhecia.
As frases "ilustres" são praticamente uma marca e algo que eu gosto muito mas não tive oportunidade de falar ainda.

Simplesmente adorei apesar do clichê.
Alias, sobre esse, uma vez uma pessoa me falou que tudo é clichê, até o amor. Então não tem problema, né? xD

beijos.

Stephany F. Bizzo disse...

Realmente quando revisei esse texto e cheguei nessa parte meu coração também apertou, mesmo tendo escrito. Que bom que gostou, obrigada pelos elogios.

E sobre o clichê, vale ressaltar que concordo comigo mesma quando disse que tudo é clichê até o amor.. HAUASHAUSHAUH xD

beijos.

Viviane Botelho disse...

Captou bem o sentimento da situação. E não poderia ter colocado uma imagem melhor. haha
A gente ri aqui pra não chorar, né? Mas essa situação vai melhorar.

Guilherme Marçal disse...

Belo texto, Stephany, também estou me propondo a falar do assunto, só que eu prefiro descer a lenha na política ainda que muitos achem lugar-comum...mas foi uma análise muito boa, me inspirou =)
Beijão!

Stephany F. Bizzo disse...

Que bom que te inspirou, Guilherme. E, obrigada pelos elogios ! (=

Postar um comentário

Powered By Blogger